(11) 2084 2680 | (11) 2084 6967
Projeto

Apresentação

A empresa Camiseta Feita de PET está atuando no mercado há cinco anos, confeccionando camisetas com malha de PET reciclada.

Temos como base uma política interna voltada às questões éticas e socioambientais, que permeiam nossa vida em sociedade.

O projeto “Eu faço a diferença no Mundo” tem como objetivo aumentar a consciência ambiental das pessoas, a fim de que o Planeta possa se transformar num lugar melhor, e a qualidade de vida de cada cidadão ser aumentada.

Entendemos que somente a partir da educação se muda verdadeiramente uma Nação, e é com esse princípio que a Camiseta Feita de PET tem investido em projetos de educação ambiental em escolas, a fim de mostrar que a partir de gestos simples como a separação de lixo residencial podemos fazer toda a diferença no nosso modo de vida.

Assim, acreditamos que nas escolas se encontra o futuro da nação e por isso temos os estudantes como foco principal, a fim de mudar e gerar comportamentos ambientalmente corretos para a melhoria de toda a estrutura do país. Iniciaremos com uma palestra sobre Educação Ambiental com os educadores, posteriormente teremos uma palestra, também para os alunos, onde falaremos do processo de confecção dos nossos produtos, da empresa, e do projeto e demais tipos de reciclagens.

*Além do recolhimento de garrafas PET na “GINCANA DO PET”, realizaremos coleta de óleo de cozinha, para destinarmos também à reciclagem. Daremos instruções de como proceder para a coleta do óleo, e seu devido armazenamento, na palestra inicial sobre Educação Ambiental.

*** Ressaltamos que esta Gincana do PET, bem como as palestras e o recolhimento de material não impactarão custo algum à Instituição de Ensino. Sendo todo o processo de coleta e premiação de responsabilidade, total e exclusiva, da empresa Camiseta Feita de PET.

**** A Instituição de Ensino autoriza o uso de imagem de todos os envolvidos, bem como a divulgação da Gincana do PET e seus resultados, em todas as mídias impressas e virtuais.

 

PROJETO EDUCAÇÃO AMBIENTAL GINCANA DO PET

Objetivos:

 • Observar se a forma de agir, em relação ao meio ambiente é a mais adequada e justa.

• Despertar nos docentes e alunos, bem como na comunidade do entorno, o interesse pelas questões ambientais;

• Capacitar os indivíduos para uma análise sobre a relação de interdependência dos elementos da natureza;

• Modificar atitudes negativas do público em relação às questões ambientais.

• Promover e discutir a importância da educação ambiental na escola, garantindo aos alunos e a toda a comunidade escolar a conscientização e formação de atitudes para a modificação de práticas nocivas ao meio ambiente;

• Desenvolver valores, atitudes e posturas éticas;

• Despertar a responsabilidade social, percebendo como os problemas causados pela poluição atingem diretamente a sociedade;

• Sensibilizar e capacitar os alunos como agentes multiplicadores dos princípios de reaproveitamento e reciclagem de garrafas PET, de modo a estimular a preservação e conservação dos recursos naturais;

• Mobilizar os alunos e a comunidade sobre a responsabilidade de todos para a modificação de atitudes nocivas ao meio ambiente;

• Propiciar às crianças o despertar da consciência ecológica;

• Melhorar a qualidade de vida da população;

• Estimular a separação do lixo;

• Estimular os alunos a protegerem o meio ambiente.

 

 Justificativa:

A educação ambiental deve estar presente de forma interdisciplinar em todo o currículo escolar. Assim poderá atingir todos os cidadãos por meio de um processo pedagógico participativo, que procure construir no educando uma visão crítica sobre as questões ambientais. É notória a progressiva degradação ambiental que favorece o esgotamento das reservas naturais e dos recursos não renováveis. Diante desta problemática, deve-se promover a formação de conhecimento, de atitudes e de habilidades necessárias à preservação e melhoria de qualidade ambiental. Entendemos que consciência ecológica se aprende desde criança, assim é preciso despertar a consciência dos alunos quanto à importância de preservar o meio ambiente, tornando-os cidadãos em potencial.

É com esse propósito que desenvolvemos o “Projeto de Educação Ambiental: Gincana do PET”, para que juntos possamos construir um futuro ambiental melhor para toda a humanidade. Para inserir o tema Meio Ambiente no consciente das crianças do Ensino Fundamental da rede pública, a Gincana do PET se apresenta de forma lúdica e prática, demonstrando que reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta o ciclo produtivo do que jogamos fora.

Contudo, todas essas atitudes serão incisivas e contundentes para proteção dos recursos naturais, pois, trabalhando com a educação ambiental é que se conscientiza o indivíduo para o

futuro planejamento do uso e ocupação do solo nas áreas urbanas e rurais, considerando que é necessário ter condições dignas de moradia, trabalho, transporte e lazer, áreas destinadas à produção de alimentos, respeitando a biodiversidade local.

O atual projeto tem como tema principal o gerenciamento de resíduos sólidos gerados nas residências dos alunos e escola, com ênfase nas garrafas PET.

Tarefas da Gincana: 

O material a ser coletado será garrafas “PET”, identificadas pelo símbolo de reciclagem de número 1, de qualquer cor e tamanho.

Regulamento :

Período da gincana: 3 MESES.

Divisão de turmas para contagem de pontos e premiação:

• Grupo 1: 6º ao 9º ano;

• Grupo 2: Ensino Médio;

 

Coleta de materiais  arrecadados:

A cada segunda-feira iremos retirar as garrafas PET da referida escola, sem prejuízos ou custos para a Instituição de Ensino.

A coleta será realizada a partir de 1 mil garrafas coletadas pela escola.

**A coleta de óleo de cozinha também será feita neste dia.

 

Pontuação: 

A pontuação será feita por quantidade de Garrafas PET coletadas durante o período da gincana. Cada turma terá uma ficha que será preenchida com a quantidade entregue para a pessoa responsável pelo recolhimento. No ato da entrega das garrafas PET o aluno receberá um comprovante de entrega devidamente preenchido que deverá ser entregue à professora ou madrinha da turma, para posterior conferência na contagem final de pontos.

* Precisaremos apenas que as garrafas estejam lavadas e amassadas, pois com aquelas que estiverem sujas e cheias a escola poderá perder pontos.

Resultados parciais da coleta:

Será disponibilizado em um painel interno e no blog Camiseta Feita de PET a pontuação parcial de cada turma no final de cada mês.

Premiação:

Premiação para 1 sala de cada grupo: 1 (uma) Camiseta Feita de PET para cada membro da equipe.

*As equipes podem mobilizar toda a família e a comunidade para ajudar na atividade de coleta de Garrafas PET de refrigerante.

 Resultados esperados:

Conscientizar alunos, professores e funcionários da escola que estarão envolvidos direta e indiretamente no Projeto, fazendo com que cada aluno leve a conscientização para suas casas e influenciem seus pais, irmãos e família como um todo.

Bibliografia:

http://engenhariadeproducaoindustrial.blogspot.com/2009/05/pet-poli-tereftalato-de-etileno.html - acessado em 10 de junho de 2013.

BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Lei n. 9.795/1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: http://www.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=321. Acessado dia 10 de Janeiro de 2013