(11) 2084 2680 | (11) 2084 6967

Pesqueiro Onze

10/06/2014

Um lindo pesqueiro:

Foi num almoço em família, num domingo que conhecemos o Pesqueiro Onze. Como o lugar é muito agradável e possui uma parte de mata preservada, fomos dar uma caminhada para conhecer o local enquanto aguardávamos nosso almoço.

Bem próximo ao restaurante nos deparamos com uma situação lamentável para o meio ambiente. Vimos muitas garrafas PET de água, refrigerante e óleo depositadas em um reservatório de cimento dentro do pesqueiro.

Quando perguntamos o que seria feito daquele material o pessoal nos informou que seria queimado porque não havia nenhum sistema de coleta seletiva na região e que o volume era muito grande e, de tempos em tempos, eles queimavam o material para liberar espaço.

Ficamos tão chocadas que, após o almoço, encostamos nosso carro particular e recolhemos todas as garrafas.

O carro ficou um pouco sujo, mas nossa consciência ficou aliviada e ter impedido ao menos que aquelas garrafas fossem queimadas emitindo poluentes para o meio ambiente.

A Camiseta feita de PET propôs então que o Pesqueiro Onze participasse do Projeto “eu faço a diferença no mundo” e armazenasse aquelas garrafas para que nós passássemos periodicamente para recolhê-las. Em troca faríamos os uniformes dos funcionários.

Fizemos umas duas coletas e sempre encontrávamos o material muito misturado e sujo porque os funcionários não tinham tempo de separar as garrafas de óleo das outras garrafas e materiais.

Fizemos alguns layouts dos uniformes e não obtivemos retorno, mesmo após algumas ligações. Deixamos umas bags para recolhimento de garrafas, mas não tivemos mais retorno para o recolhimento.

Para nós foi mais uma lição de que não adianta apenas oferecer camiseta ecológica ou uniforme de Pet, precisamos antes conscientizar e mostrar a importância da reciclagem para todos os níveis de atuação.

Fotos da Galeria: Pesqueiro onze