Evento Diálogos Interbacias

29/04/2014

 Diálogos Interbacias

 

Lançamos nosso projeto “Eu faço a diferença no mundo” com foco no recolhimento de 10 milhões de garrafas PET no prazo de cinco anos, em 2011 neste evento, o IX Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, que reúne Secretários municipais, Superintendentes, Assessores, e Prefeitos de cidades paulistas.

No início, a ideia era destinar as garrafas recolhidas no nosso estande para uma cooperativa local, devido ao problema logístico de transporte dessas garrafas de volta à empresa.

Queríamos fazer o trabalho de educação ambiental e conscientização da importância da reciclagem e ao mesmo tempo, gerar renda para os catadores da região através de suas cooperativas.

Recolhemos neste evento, que era fechado ao público e que possuía em torno de 700 participantes, o equivalente a 60 quilos de garrafas PET, que seria em torno de 1000 garrafas de dois litros.

Foi uma surpresa muito gratificante para nós, que lançávamos ali o nosso desafio.

Destinamos as garrafas para uma cooperativa da região que se prontificou a recolhê-las e a nos fornecer um documento indicando a quantidade recolhida na época. Até hoje o documento não chegou às nossas mãos. Só temos a quantidade recolhida porque contamos uma a uma as garrafas que nos foram entregues pelos participantes e fizemos a relação equivalente à duas de dois litros- que dava desconto no valor das nossas camisetas.

Os participantes, mesmo com alto grau de responsabilidades na gestão hídrica de suas cidades, participaram da mesma forma que as crianças nas escolas o fazem. Teve gente que ia caminhar e recolhia as garrafas. Teve gente que trouxe refrigerante de presente para os expositores. Teve gente que recolheu as garrafas de água do hotel onde se hospedavam sem sequer se importarem com o desconto. Teve gente que comprou camiseta feita de pet e acabou esquecendo-se de ir buscar, demonstrando o interesse apenas em ajudar o projeto.

Agradeço muito todo apoio que tivemos na figura da Organizadora do evento, Suraya Modaelli e ao aprendizado de mais essa ação, que nos fez acreditar que sim, seria possível batermos nossa meta, com ajuda da sociedade, mas que o recolhimento efetivo dessas garrafas com comprovação para anexarmos ao nosso resultado seria uma barreira para o prosseguimento dos nossos objetivos. Começou aí o desenvolvimento da Competência da empresa Camiseta Feita de Pet em transformar dificuldades em oportunidades.